Faturação Eletronica – Certificado Digital

No seguimento dos recentes desenvolvimentos legais e tecnológicos, no que concerne à emissão de facturas por meios electrónicos, a Mailinfor Informática aderiu à Factura Electrónica.

Dado que a Factura Electrónica é um instrumento privilegiado de modernização e dinamização das empresas e das próprias administrações fiscais, a Mailinfor Informática iniciou a utilização desta tecnologia para a facturação aos seus clientes, utilizando o novo ERP v19 da Eticadata

De acordo com a legislação, (n.º 10 do art.º 35º do Código do IVA, na redacção do Dec-Lei n.º 256/2003 de 21 de Outubro), o valor legal da Factura Electrónica é exactamente igual ao da tradicional factura impressa.

O processo de facturação electrónica adoptado pela Mailinfor Informática baseia-se num documento em formato “PDF”, sendo-lhe aposta uma assinatura digital.

Assim sendo, para os n/ clientes trata-se simplesmente de, ao invés de receberem as facturas pelo correio e impressas em papel, tal recepção é efectuada via correio electrónico.

No que se refere à sua inclusão no processo contabilístico, o cliente pode optar por uma das seguintes soluções:

– Proceder à impressão da factura anexa, e seguir o método “tradicional” de classificação/registo no processo contabilístico, devendo essa factura impressa ser guardada em arquivo durante o período de 10 anos, ou
– Consultar e transpor os valores da factura para o processo contabilístico (sem necessidade de impressão), devendo guardar a factura em formato electrónico durante o período equivalente.