Winrest FO – Portaria nº 302/2016
13 Junho, 2017
Mecânica – FIL
2 Novembro, 2017

Apuramento de IVA

Todas as soluções PIE disponibilizam o relatório Apuramento de IVA (linha WinRest) ou o Relatório de Impostos (linha Primum) que descriminam o total das vendas e apresentam o total por taxa de IVA. São estes os relatórios que deve enviar ao seu contabilista.

Se observar que existem diferenças entre os valores dos relatórios da solução PIE e os do SAF-T, saiba que existem três razões para que isso possa acontecer.

Arredondamentos nas soluções PIE

As soluções PIE têm três possíveis métodos de arredondamento, todos corretos e legais. Se quiser comparar valores obtidos no SAF-T com os do relatório da solução PIE, deverá sempre configurar o relatório para arredondamento à linha.

 

Data fiscal versus Data fecho de caixa

Em negócios cujo fecho de dia acontece após a meia noite, podem surgir diferenças no final do mês. Isto acontece porque fiscalmente o SAF-T apenas contabiliza valores até à meia noite, mas em termos de data de operação são contabilizados até ao momento em que o dia é encerrado.

SAF-T versus e-fatura

Os cálculos no SAF-T e na declaração do e-fatura são feitos com métodos diferentes de arredondamento, o que poderá originar diferenças. SAF-T: Ficheiro SAF-T: arredondamento à linha | Relatório da solução PIE: arredondamento à linha.e-fatura: Valor de IVA Base – arredondamento à linha | Valor total de IVA no relatório da solução PIE – arredondamento ao período.

 

Os comentários estão fechados.

Buy now
%d bloggers like this: